Minha foto
Porto Velho, Rondônia, Brazil
de repente sem ruído as unhas crescem os ossos esticam os dentes nascem o cabelo escurece os olhos aguçados a boca o peito o abdômen imutável a tumba confortável a tumba confortável a tumba só confortável só a tumba confortável

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"Ignorando o Hoje"



* 28/08/09 (Max Homero)

A sociedade vive cercada de princípios e custumes antigos. Nem todos são adequados à situação atual, mas afinal, quem se importa com o hoje?
O mundo pensa no que os jovens farão dele (do mundo) no futuro, se estarão na universidade, ou se terão um bom emprego e uma família estruturada. Os pais poupam dinheiro para os estudos e pagam em dezenas de parcelas um computador para os filhos, e tudo isso pensando em um futuro melhor... Isso é nobre, muito nobre e inegavelmente necessário, mas há de se convir que a negligência está disfarçada por trás das boas intenções.
Qual a ideia de juventude que a escola, a família, o Estado e as comunidades têm? O jovem nunca "será alguém" se ele não for considerado assim agora. Os adolescentes já são fortes e podem agir, lutar, questionar, produzir e viver no presente. Não se deve anular esta fase da vida e a entender como um corredor para o sucesso. A adolescência não é uma passagem, é uma imensa oficina, inovadora, surpreendente e completamente equipada que está trancada com cadeados, coberta de poeira e teias de aranha, imbutida no corredor escuro de uma escola antiga.
É necessário acreditar na capacidade que já existe naturalmente nos adolescentes. Maturidade não é relacionada diretamente com a idade e sim com as boas oportunidades que são aproveitadas, com as decisões adequadas e com a força com que se vive cada dia.
Projetar o hoje nas mentes jovens, expor os problemas contemporâneos e buscar soluções imediatas, viabilizar as construções coletivas nas escolas e em outros grupos adolescentes, permitir o acesso a arte, música, cultura popular, esportes, decisões políticas e afins, assim um futuro brilhante será apenas consequência de um presente valorizado.




Nenhum comentário: